Especialista dá dicas de lugares que são ótimos para quem quer desacelerar e relaxar em lugares tranquilos, mas que possuem inúmeras atrações turísticas
Os finais de semana costumam ser bem agitados. Há quem tire esse tempo de folga para arrumar a casa, fazer trabalhos da faculdade, ir ao supermercado ou realizar alguma tarefa que não conseguiu concluir durante a semana. É bom colocar as coisas em ordem, mas também é preciso tirar o pé do acelerador e colocá-lo na estrada para poder relaxar. Uma boa pedida para quem quer fazer isso é fazer uma viagem curta em cidades próximas a São Paulo.
Para facilitar a escolha do destino, a professora do curso de turismo da Universidade UNG/UNIVERITAS, Margarete Sales de Souza, indica três cidades próximas a São Paulo que são ideias para fazer um bate-volta, descansar e aproveitar em um final de semana revigorante.
1. Atibaia
A cerca de 70 km da capital, Atibaia é um destino ideal para o viajante que quer estar em contato com a natureza. Segundo Margarete, são várias as opções de passeios e entre eles estão: parques, lagos, museus cachoeiras e pesqueiros.
Para quem gosta de se aventurar, o principal cartão postal é Pedra Grande que possui aproximadamente 1,4 mil metros de altitude e é ideal para a prática de voo livre, paraglider, rapel e escalada em montanha.
2. Mairiporã
O destino está a 39 km de “Sampa” e conta com várias pousadas e sítios. Por lá, é possível fazer passeios de barco na represa, praticar "stand up paddle", relaxar em um pesqueiro, ir a clubes esportivos e caminhar no Parque Linear. Já deu para perceber que as opções de lazer e entretenimento são variadas, né?
Caso o objetivo seja juntar a família e aproveitar de forma mais reservada, a especialista afirma que há chácaras totalmente equipadas disponíveis para alugar, com piscinas e outras atrações que vão agradar a todos.
3. Piracaia
Com parques ecológicos, montanhas, morros, represas, corredeiras, grutas e cachoeiras, Piracaia é o destino ideal paraquem quer contemplar a natureza. Pegando 89 km de estrada, você chegará a um patrimônio arquitetônico cujos maiores destaques são as igrejas Matriz e do Rosário, além dos prédios com mais de 100 anos.
Lá, não deixe de experimentar a famosa Truta de Piracaia, um prato típico da região. O cenário turístico desse é bem variado, há atrações radicais, rurais, religiosas e ecológicas. O turista pode ainda curtir em esportes náuticos ou na pesca amadora. Margarete também lembra que a represa de Piracaia faz parte do sistema que abastece a Cantareira.