Image Map

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Descanso merecido: hotéis e pousadas em Penedo - onde ficar na cidade

Existem boas opções de hotéis e pousadas em Penedo, esse destino fofo e gostoso, localizado no pé da na Serra da Mantiqueira, entre Rio de São Paulo. Com atrações que incluem a colonização finlandesa na região até a natureza exuberante do entorno (veja mais nesse post), Penedo é uma cidade que atrai desde famílias, passando por casais até quem quer curtir um pouco de aventura e natureza.

Como estivemos em Penedo e Visconde de Mauá nessa viagem (cidades distantes apenas 30km, sendo a primeira no pé na Serra e a outra no alto), deu para perceber que para quem realmente deseja mais um clima de romance, algo mais intimista, é melhor ficar hospedado em Visconde de Mauá. Já para quem vai com família ou amigos para a região, Penedo já é mais recomendada. Outra dica: em geral os preços das diárias dos hotéis e pousadas em Penedo, são mais em conta do que em Visconde de Mauá.

Sabendo disso, Vambora conferir então dicas e sugestões de hotéis e pousadas para ficar em Penedo!

Hotéis e Pousadas em Penedo

Penedo é uma cidade pequena, que em geral fica bem cheia durante finais de semana e feriados, então vale reservar a hospedagem antes de ir viajar, especialmente em datas importantes (como Natal e final do ano, quando a cidade recebe ainda mais visitantes).

Outra dica: o centro da cidade é a área onde estão a maior parte das atrações e restaurantes, então se puder, tente escolher um hotel ou pousada localizado próximo dessa parte da cidade. Estivemos por lá no final do ano e foi impressionante ver a quantidade de pessoas na cidade, incluindo muitos carros e poucos lugares para estacionar. Então se puder ficar bem localizado no centro, fica mais fácil para se deslocar, podendo inclusive passear a pé tranquilamente na maior parte do tempo.
Em Penedo ficamos no Hotel Pequena Suécia, que na verdade tem um clima mais de pousada, pois são apenas 29 quartos, espalhados num terreno imenso, em pequenos conjuntos térreos, incluindo chalés. O hotel está bem próximo do centro de Penedo (10 minutos andando) então quem quiser pode deixar o carro lá e passear tranquilamente a pé pela cidade.

Achei o clima do lugar muito gostoso, aconchegante, parecendo quase uma casa de campo, só que com uma estrutura de hotel, incluindo 2 piscinas, restaurante, biblioteca, sauna, spa, wi-fi, etc.

E a história do lugar é bem interessante: ainda que se chame Pequena Suécia, o hotel foi o primeiro de Penedo e criado por duas finlandesas nos anos 50, quando se chamava “Chácara das Duas”. Nos anos 60, o hotel foi comprado por suecos e continua com essa tradição sueca até hoje em dia.

Aliás, quem vai para o hotel, repara logo na entrada num cavalinho vermelho, símbolo do hotel e referência ao condado de Dalarna na Suécia, onde o cavalo de madeira vermelho é famoso, sendo tradição do artesanato local. Eu ainda não fui para Suécia mas dizem que lá você encontra esse cavalinho por todo lado! Na dúvida, dá para ir conferir ele em Penedo mesmo que é mais perto


Outro ponto alto que achei do hotel foi o fato de lá dentro ter o Jazz Village Bistrô, um restaurante com música ao vivo com um clima bem gostoso, decoração charmosa que é um dos mais recomendados da cidade para ir curtir a noite. Além da programação de shows, o cardápio do restaurante é imenso, agradando desde de quem só quer petiscar, comer uma pizza, massa, até quem quer experimentar um pouco da culinária finlandesa, com pratos típicos incluindo arenque e salmão defumado. O restaurante é aberto para hóspedes e não hóspedes, mas como é pequeno vale reservar antes de ir e para quem é hospede, programa delícia para curtir a noite sem fazer muito esforço.